auxílio emergencial

Renda Básica pode ter reforço de R$ 5 milhões em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

A criação de um programa municipal de renda básica em Santa Maria, que é uma das bandeiras do mandato da estreante Marina Callegaro (PT), ganhou o apoio institucional do Legislativo. Isso porque a Câmara de Vereadores entendeu que a proposta da vereadora e advogada deve ser levada adiante com "o peso" e adesão do Parlamento.

Leia mais colunas de política

A sugestão foi do presidente da Casa, João Ricardo Vargas (PP), que entende como necessária a readequação orçamentária do Legislativo para dar essa ajuda social e humanitária. Ou seja, o dinheiro que habitualmente é "devolvido", sempre ao fim do ano à prefeitura, seria novamente antecipado este ano, mas com o propósito social de ajudar aqueles que estão sem renda e emprego.

TRAMITAÇÃO

No momento, o setor técnico da Casa trabalha na conclusão do Plano Plurianual para que, depois, então seja materializada a proposta. De acordo com o projeto inicial da vereadora Marina, a iniciativa deverá atender 9 mil pessoas, em situação de vulnerabilidade social, e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O auxílio a ser dado seria de R$ 200 por três meses.

COMEÇO

Marina não acredita, contudo, que o valor do benefício seja suficiente, mas já é um começo, avalia. Ela diz que o mandato deve ser uma ferramenta de luta pela representação das pessoas mais necessitadas e conta com os colegas de Legislativo que, conforme a vereadora, não se opuseram à proposta, e ainda sugeriram ampliações.
- Seguiremos na luta, sim, pois esse é o momento de unirmos esforços, independentemente de ideologias ou siglas partidárias. O povo tem fome e necessita de auxílio para sair da crise. Lutaremos pela consolidação de um programa permanente e que possamos também ampliar para outros setores, como os pequenos empreendedores que são a maioria em nosso município - diz a vereadora.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ESA para Santa Maria celebrar 163 anos Anterior

ESA para Santa Maria celebrar 163 anos

Vereadores de Santa Maria rebatem críticas depois de 'visita' à UPA Próximo

Vereadores de Santa Maria rebatem críticas depois de 'visita' à UPA

Marcelo Martins